quarta-feira, 31 de julho de 2013

Matrícula de Autistas

O acesso à educação é um dos problemas mais graves, aliado ao bullying sofrido por aqueles que conseguem se matricular se tornam uma grande vergonha.

O Estado deveria criar um certificação obrigatória de escola Inclusiva, assim, obrigaria estas a se prepararem e, qualquer reclamação, entraria em alerta e suspensão de matrículas e até intervenção das mesma encaminhando estas para curso preparatório.

Os motoristas não perdem a licença quando cometem faltas, com pontuação e etc? 
Então, podemos fazer o mesmo para as escolas. Cada reclamação Xs pontos, cada saída da escola 2Xs, reclamação de Bullying 3Xs, apenas como exemplo.

Uma intervenção com intuito de orientar como fazer campanhas internas anti bullying, campanhas de inclusão, orientação de gestores, professores, coordenadores e posteriormente para alunos pois, infelizmente, o que acontece hoje, é justamente o contrário, algumas escolas dão péssimo exemplos alimentados por coordenadores despreparados, conheço vários que, encaminham alunos a psicólogos, psiquiatras quando quem precisa de preparo e mudanças de atitudes são as próprias  docentes e não as crianças que em muitos casos, precisam sim de orientação mas com  acolhimento, compreensão e não pressão, cobrança principalmente aquelas que não tem as ferramentas necessárias para uma resposta padronizadas com certos profissionais esperam para facilitarem seus trabalhos.

Amigos, tenho diversos exemplos positivos, mesmo nestas escolas que considero extremamente negativas, tem professores incríveis que infelizmente sucumbem a estrutura viciada para comodidade de gestores, diretores e coordenadores junto com certos professores.

Querem ensinar? Aprendam. Querem ter harmonia em sala de aula, ofereça qualidade. Querem paz? Ofereça paz . Querem que seus alunos se interessem por sua aula, dê aulas interessantes.

Desejo a todos um ótimo segundo semestre.    


Utopia

- Utopia é o amanhã, é algo fantástico, é abstrato, é imaginário e pode se referir a uma vida ou a um futuro.
Termo inventado em 1516 por Thomas More (descobri hoje), é quando seus sonhos vão tão longe que chegam a ser inatingíveis e ter consciência dessa realidade não é uma tarefa fácil pois ela nos mostra que nos tornamos adultos, onde na infância não existiam decepções ou nada inatingível, nos foi mostrado que somos dotados da fraqueza humana que passam a fazer parte de nosso currículo.
A felicidade total não existe, sempre existirá um motivo para ficar em um canto e esperar o meu interior ou o mundo mudar nem que seja uma simples saudade.
A realidade é que a única utopia realmente necessária, creio eu, é a paz e a solidariedade das pessoas e, de qualquer forma, algo não utópico pode ser o que eu quiser, afinal a vida é minha .........

O Triste é que muitos, perante seu egoísmo e egocentrismo esquecem do próximo, não querem paz, querem apenas seus espelhos. 

Vamos seguir em frente, me sinto como um colibri que, com o bico, levo algumas gotas de água para apagar o incêndio na floresta, mas tenho certeza que estou fazendo minha parte, cada conselho que dou e sou ouvido fico muito feliz pois a minha parte foi feita, cada utiliza as informações como querem.

Desejo a todos um ótimo segundo semestre!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Justiça

Amanhã, terei uma reunião com Advogado especializado em Código do Consumidor já acenou com diversas possibilidades se seu filho sofreu com Bulling, perseguição entre outros absurdos.

Gostaria de dizer que, deve acionar a justiça para proteger seus filhos, ressarci o prejuízo e principalmente não deixar acontecer com outras e outras crianças Hoje, as pais tiram as crianças da escola, procuram mudanças, nova adaptação, e outros caem na mesma perseguição e cultura negativa.

Devemos sim, alimentar associação de pais e mestres, todos saberem o que ocorre e exatamente porque os alunos se evadem com a versão da escola e, principalmente dos pais.

A justiça deveria ser a última instância, mas, não percam tempo com tentativas de abafar que das instituições que tentam desqualificando pais e alunos e não assumem suas responsabilidades.

Fui convidado por este advogado e com certeza respeitarei todas as indicações que me for apresentada.

Desde já agradeço e fica a dica, quem desejar mais informações, entre em contato e passarei off line telefone do especialista.

Abs

Recepção dos Alunos Agosto



Lá vem eles, com milhões de assuntos positivos, negativos, novidades e histórias diversas.

Não esqueça de recebê-los da mesma forma motivados, com novidades e, de preferência com atividades específicas para entrarem no ritmo.

Eu prego constantemente a mudança de estabelecimento quando necessário. Acredito em uma primeira conversa franca e aberta, caso não aconteça a adaptação ideal ao problema, não adianta insistir em mudanças, principalmente para os clientes com necessidades especiais seja TDAH, Asperger, dificuldades em locomoção entre outras.

Aos alunos novos, sugiro uma recepção especial, nomear alunos para adaptar estes novatos, cuidado para não os deixar isolados. Soube recentemente de um caso de uma aluno que ficou um ano em uma escola onde, simplesmente passava todos os intervalos lendo, isoladas, não interagia e a escola culpou a própria, quando na verdade, ela queria muito fazer parte daquela comunidade que na verdade não a acolheu e assim, foi necessário mudar novamente de escola, porém, após esta mudança, passou a ser uma das melhores alunas da escola e com facilidade de relacionamentos. Esta escola que sofreu exclusão e Bulling e na escola seguinte, se destacou em todos aspectos?
A resposta é simples, falta de política interna. Quanto a esta última, simplesmente, foram criados com uma mentalidade diferenciada e moderna onde estes assuntos não são nem necessários ser discutidos ois fazem parte dos valores internos de todos tanto diretores, coordenadores, professores, funcionários e claro,alunos.

Estes valores podem e devem ser tratados. Porém, devem assumir esta carência e ignorância interna. Muitas instituições são consequência de se isolarem seja em problemas burocráticos, número de alunos, inadimplência e com isso, perdem diariamente por simplesmente por optarem se fechar ou achar que criam com isso uma zona de conforto.

Abraços e bom retorno a todos.