quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MATRÍCULAS ABERTAS lll


Começaram as matrículas para o próximo Ano Letivo.

Gosto muito deste tema pois, é sempre onde sou mais questionado em meu blog:

- Como escolher uma escola?
- Qual método de ensino?
- Tradição
- Custos
- Descontos
entre tantas outras.

Esta é inclusive a maior motivação para criar este Blog.
É muito difícil conseguir algumas informações nas próprias instituições, pois, infelizmente, tem relatórios próprios e mudam a realidade.
Se perguntar aos pais, aos alunos e a instituição, talvez tenha 3 respostas diferentes.
A motivação do aluno é o lado social, amigos que perderá contato diário, pouco sobraram, por isso, pensam muito evitam mudanças, além da comodidade e zona de conforto que se encontra.
Os Pais, estes sim, tem diversas respostas como descontentamento com diversos educadores, coordenadores, diretores, comunicação, problemas disciplinares, injustiças, além de aumento no valor das mensalidades, política não muito clara de descontos, pior, muito variada e poucos por mudança de endereço entre muitas outras. Claro que pesa também, a opinião dos filhos, o que faz muitas vezes, protelar os problemas que tenho em mente, serem imutáveis, ou, aprenda a conviver com o que tem, ou mude, pois a instituição jamais assumirá ou corrigirá seus próprios erros, que muitas vezes são claríssimos porém esta informação não chegam aos pais que, depois de certo período, encontram-se casualmente e tiveram os mesmos problemas com as mesmas pessoas porém, nunca tem acesso as essas informações.
E por último, a própria escola, que em seus relatórios internos, atribuem a evasão a mudança de endereço, problemas financeiros, não adaptação e outros quadros sempre relacionados a problemática dos pais ou dos próprios alunos, nunca de suas próprias dificuldades.
Interessante que uns pais, saem da escola por problemas financeiros e outros recebem bolsa de acordo com suas "necessidades";
Interessante como alguns alunos tem dificuldade e alguns recebem reforço e ajuda;
Interessante com alguns alunos são recebidos como Inclusão e outros, devido suas dificuldades são excluídos.
Isto para mim tem outro nome.
Simplesmente muitas escolas não querem alunos que, por força da Lei aceitam, mas, sempre é um projeto fracassado pois não tem competência muito menos estrutura para assumir estas crianças, ditas especiais.
Atenção, caso esteja com problemas na escola, MUDE.
Quando mudar, procure saber das instituições e de outros pais como estas escolas tratam cada ponto de seu interesse, seja ele de inclusão, financeiro, conteúdo, reforço, política interna para receber novos alunos, métodos de adaptação entre outros.
Visitem as instituição em período escolar, veja o comportamento, a reação dos pequenos a possibilidade de entrar novo colega, veja a realidade como ela é, tente filtrar estas informações, muitas vezes utilizam destes recursos pois sabem que as crianças ficam felizes com novidades, novas amizades, mas, o tamanho da sala, conforto, ergonomia, comportamento, controle reação espontânea enfim, sintam cada possibilidade.
Boa sorte e contem conosco.
Abs
 
"A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo."
Estimular é Inspirar
essa é a 
Grande Arte do Educador.
Henri Amiel

quarta-feira, 4 de setembro de 2013