quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Caça aos Alunos X Matrículas

Queridos pais que, assim como eu, enfrentam este dilema constantemente, segue algumas dicas:

Após longo período de sofrimento de meu filho em escola que prefiro não citar o nome, por enquanto, onde tentamos de todas as formas, auxiliar a instituição sobre as necessidades especiais para o mesmo devido a TDAH, que foi percebido e rotulado como teimoso, relaxado, desorganizado o que, sem dúvida nenhuma, é dificílimo de acompanhar, cheguei algumas conclusões:

1ª)  Esquece, não é possível adaptar escola ao seu filho, não vacile, currículo adaptado não existe, não acredite em escolas inclusivas;
2ª) Mude o mais rápido possível de estabelecimento, a criança deve ser acolhida, pois o contrário é verdadeiro e o mesmo sofrerá com Bullying, perseguição e por mais que neguem, acontece sim, por parte dos próprios profissionais que deveriam trabalhar contra qualquer diferença e isso se alastra entre alunos;
3ª) Documentem-se, avaliações médias, exames, recibos, as próprias provas tudo o que for possível, pois um dia necessitará delas;
4ª) Ouça muito o seu filho, ele dará as dicas do que realmente acontece, poderá observar que é totalmente contrário do que lhe é passado, pois as instituições querem se isentar de qualquer responsabilidade e não documentam suas tentativas e experiências frustradas que até poderiam servir de farol para um processo de melhoria constante;
5ª) Organize uma Associação de Pais e Mestres para discutir questões comportamentais, conteúdo, pois suas aflições podem ser a mesmas de outros pais, que deixarão claro que o problema não é a criança, mas sim certos estabelecimentos que não estão preparados e escondem as informações internas, culpando crianças e pais por suas incompetências. Muitos reclamam das "fofocas" de portão, saia disso, documentem, se organizem oficialmente com reuniões independentes dos profissionais e posteriormente apresentem os problemas e atitudes esperadas da Escola;

Uma questão também relevante é:
Adianta mudar de escola?
Sim, deve mudar. Quando se perde um ambiente nada irá recuperar e sempre sobrará resquícios em profissionais sem maturidade, outros simplesmente ignoraram, e raros, acolherão e saberão lidar com estas superações.

Quando escolher outra escola, procure tirar informações com outros pais, conseguir indicações, inclusive e principalmente com pais de ex alunos, claro que os atuais não falarão, talvez algumas dificuldades mas darão dicas.  Observe sinais de alguns funcionamentos que acredito ser importante como, aula de reforço, recuperações, disciplina e perceberá também se você se identifica com estes e se realmente existem, já vi diversas vezes apresentarem plantões de dúvidas e não existem.

Muitas escolas fazem propagandas nada claras, nem acho que seja maldade, mas não conhecem, pior, não exite, não está definido qual a Missão, Visão Valores e Objetivos e quando existem, não compreendem a função destes compromissos ou não concordam e não se engajam por opção.
Então, uma dica as escolas, ao ser Declarado a Visão, Missão, Valores e Objetivos, seus dirigentes, gestores devem conhecer o papel de cada um na equipe para tornar isso uma verdade, como engajar cada membro da equipe pois isso levará aos resultados da Instituição.

Voltando, temos que descobrir um termômetro acredito que os próprios alunos e pais podem medir, além é claro, dos próprios funcionários. Visitei dezenas de escolas e é comum, perceber falhas em algum ponto, esta fragilidade deixará claro não estarem todos de acordo com os mesmo valores, pode ser no portão, recepção, secretaria, direção, enfim qualquer ponto. Outro dificuldade para detectar estes pontos é o excesso de dramaticidade, teatralização da recepção, fica claro também não estarem imbuídos de seus princípios.

Sei muito bem o quanto é difícil. Por outro lado, uma criança poderá se adaptar perfeitamente a um estabelecimento, o que não foi bom para mim, para outras famílias pode funcionar. Enquanto estão trabalhando dentro de um padrão de comportamento, aproveitamento tudo bem, o problema são as diferenças. Eu acredito que cada criança é diferente e deve ser trabalhada e respeitada em sua individualidade.

Não vamos ser ingênuos em discutir a Lei da Inclusão de outras bobagens. NÃO EXISTE.
É bonito, igual nossa constituição, é linda, mas é apenas um Farol, uma linha a seguir.um objetivo.
O mesmo para o código do consumidor, não quero entrar neste ponto, mas simplesmente o custo dos processos não valem a pena para o consumidor, que brigará por anos para reaver uma bobagem, somos reféns, temos que pagar, nos antecipar, nos unir para tentar conquistar e exigir nossos Direitos.
Apesar de não acreditar na justiça, acho que a sociedade precisa se organizar, se fizermos uma Associação de Pais e Mestres Municipal, Regional, poderíamos dividir entre escolas públicas e privadas e fazer uma relação da educação regional.

Fica aqui minha Proposta:

Vamos criar uma Associação de Pais e Mestre!

Assim poderemos nos unir, ter representatividade e exigir o bom funcionamento, denunciar, informar para que cada uma tenha um melhor embasamento na hora de fazer suas escolhas.
Contem comigo.

Abraços
Rogério.

2 comentários:

  1. Contem comigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio
    Grato por sua participação e muito bem vindo.
    Com certeza conto contigo.
    Abraços

    ResponderExcluir