sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mensalidade Escolar


Quanto você paga para e escola de seu filho?
Por que?
Somente antes da faculdade você gastará aproximadamente um apartamento.

Precisamos verificar de perto os custos das mensalidades, não solicitei, ou, não tenho a mensalidade das escolas da região, mas a média. fica abaixo do quarto dígito.
O que mais me incomoda são as formas como são calculadas e previstos os reajustes.

Primeiro, financeiramente, a escola particular depende de um tripé de Número de Matrículas Novas, Rematrículas e Inadimplência.

Quanto a inadimplência, um número ideal é de 1% a 2%, quando atingir 3% atenção e ações máximas e 5% ligar alerta vermelho.
Temos diversas técnicas e ferramentas importantíssimas antes de chegar ao jurídico que, com certeza, manteremos o aluno e resolveremos as pendências. Não adianta nada certas atitudes exageradas e grande perda de alunos.

Número de Rematrículas, é absurdo como as escolas deixam seus alunos saírem para outras instituições com queixas, propaganda extremamente negativa por simples capricho de alguns funcionários ou até dirigentes. Já discutimos isso em outro post, sobre a necessidade de informações corretas, temos que saber realmente porque perdem cada aluno, são problemas pontuais ou repetitivos? Uma das observações que vejo é a falta de comunicação e, quando esta acontece, a falta de atitude da instituição e, contrapondo esta reclamação a escola se posiciona que o problema são dos pais ou o aluno é problemático. Enfim, precisam sair da defensiva, assumir suas falhas, não para apontar erros individuais mais o conjunto de valores da mesma.
Vejo também aumento abusivo nas mensalidades sem pensar no público, nas próprias instalações, na localização enfim, pontos básicos do marketing. Produto, Preço, Praça (localização), Público, Promoção.
Algumas calculam pela concorrência, outros pelo problemas financeiros internos, algumas até pensam em melhorias. Cada ponto gera uma problemática.
Produto, o que vocês tem a oferecer? Qual é a qualidade e concorrência o que oferece?
Preço, é calculado de forma técnica e posicionado dentro das possibilidades estratégicas de crescimento;
Praça, o endereço é compatível com a clientela ou é irrelevante, gera custo o acesso ao estabelecimento;
Público, quem é o seu cliente? O que é importante para ele? Qual a classificação social destes? O que ele procura?
Promoção como divulgamos e o que oferecemos. Quais os melhores meios? Como encontrar e conquistar cliente?
Todos este composto do marketing deve estar alinhado, assim, o Sucesso estará bem próximo. Quanto ao erro, levará a quebra. Um ponto importante: "Não existe empresas estacionadas, ou você cresce e aparece ou diminui e some". Mesmo que estacionada, necessita lucro para poder no mínimo atualizar estrutura e eficiência.

Matrículas Novas, no item anterior já comentei um pouco do composto de marketing, qual é o histórico da escola, quais são as variáveis e o que levou a isso.
Alguns detalhes são esquecido, vejo também que algumas escolas se especializam em conquistar clientes mas não conseguem manter devido a oferecer mais que sua capacidade e a individualização do recebimento, e o discurso desaparece na primeira necessidade individual.

Outro ponto bastante preocupante, e muito anti ético, são escolas que se dizem rígidas e, cobra para cada aluno um valor diferenciado, é rígida até muitos alunos desistirem da matrícula e após esta atitude, oferecer descontos para estes que foram sumariamente ignorados durante todas as demandas durante o ano letivo.
Acho triste ver clientes implorando para se manterem e serem desprezados e quando inverte, acham que devem ser perdoados. Simplesmente terão que provar que são melhores que todas as outras possibilidades, com melhor custo, entre outras e mais,  será bastante difícil reconquistar após provar a indiferença por estes muita vezes após anos de vinculo.
Tenho um leitor deste blog que após 14 anos de fidelidade em uma escola de São Paulo, simplesmente, esqueceu este aluno e o reprovou Faltou comunicação sobre da perda de rendimento do mesmo, juntando com o aumento da mensalidade levou a quebra deste relacionamento. Simplesmente pela "indiferença", 65% das perdas no comércio tem este índice. Uma simples aproximação, conversas, acompanhamentos e talvez um desconto temporário para os país que estão em crise, com certeza logo se resolveria esta situação e perderam este aluno que, mais 2 anos, se formaria na escola cursando todas as etapas da mesma.

Acho incrível como escolas aumentam a mensalidade e perdem dezenas de alunos, se, a correção não fosse tão exorbitante, não teriam tantas perdas e teriam novas matrículas, parece óbvio, mas a ilusão da solução de custos com base em histórico, esquecem a gravidade e sensibilidade nesse composto do marketing. O mesmo para a inadimplência, que acaba aumentando quando ultrapassa os limite de seus clientes. Agora, se a escola realmente quer mudar o perfil de cliente, dispensar muitos alunos, procurar novos, apesar de achar arriscada esta postura, é uma opção consciente.

O cerne desta página é a Educação, mas me incomoda muito os custos inviabilizar uma educação de qualidade e a continuidade a diversas crianças, os obrigando a adaptações o que, na maioria das vezes, antecipa o amadurecimento destes que a mudança os obriga.

Abraços a todos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário