quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Recepção dos Pais


As instituições preparam reuniões para encontrarem e conhecerem os pais e mães curiosos e muito interessados em conhecer e saber como serão os andamentos do ano letivo.
O que deveria acontecer nestas reuniões? Como se preparar?
Um primeiro ponto acredito ser a decoração, comunicação visual não só do estabelecimento mas um cuidado com os trajes de todos os funcionários pois daí, sairá a primeira imagem dos pais sobre todo ambiente escolar. Não quero discriminar mas as pessoas realmente pré julgam, e nunca teremos uma segunda chance de causa um boa primeira impressão.
Segundo ponto, ser muito rápido e objetivo nas informações, muito será passado posteriormente pois muitos pais faltam, então um grande objetivo destes eventos é o social.
Terceiro, já escrevi em Post anterior sobre a individualização, vejo que muitas instituições colocam as regras como um exército e, a maioria dos Pais que comparecem, são aqueles que tem uma demanda específica e os novatos.
Quarto, socialização, acredito ser interessante, demarcar assentos por grupos ou melhor séries, assim, os recém chegados, procurarão os pais dos futuros colegas de seus filhos. Neste quesito, sugiro uma recepção se possível com café, sucos, salgados, enfim, uma forma de criar um movimento de sintonia e contato entre todos.
Cuidado, assuntos polêmicos como valor da mensalidade escolar, bullying, problemas pessoais com corpo docente entre outros. Devem estar preparados com cada resposta como forma de cálculo de reajuste, comparação com outras escolas, quanto ao bullying como serão trabalhados estas questões, projetos, exemplos, acesso aos professores, coordenadores, comunicação entre outras.
Percebo aqui na pesquisa do blog, apesar da amostragem ser pequena, a grande preocupação com a comunicação, acredito que deve construir uma relação muito forte, um canal seguro com os pais onde poderão ter acesso as informações e andamentos internos, como Notas, Avaliações, Observações comportamentais, Dificuldades observadas entre outras.
Enfim, deem as boas vindas na construção de mais uma ano, aconselho um tema como "Bem Vindos a esta viagem maravilhosa que á a educação", "Bem Vindos a bordo deste cruzeiro de grandes descobertas", entre diversas outras que devem inclusive ser diferentes entre o Infantil, Fundamental I e II e anda ensino médio.
É uma grande oportunidade de criar condições positivas para um trabalho tranquilo.
Desejo a todos muita Luz e Ótimos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário