quarta-feira, 10 de abril de 2013

Visão pessoal do Autismo


Sei que tenho ideias diferentes a respeito do autismo, afinal, não sou profissional de nenhuma área médica. 
No meu ponto de vista, o autismo não é uma doença a ser curada, mas sim uma diferença neurológica que deve ser respeitada, isto não deveria ser tão complicado. 
Infelizmente, a maioria esmagadora dos neurotípicos (pessoas ditas "normais") ficam tentando "moldar" as pessoas autistas a seu padrão do que seria "normalidade". 
Novamente, o autismo não é uma doença. O seu cérebro não é um "erro" genético, é uma joia rara com muitos talentos próprios. São diferentes, eu gosto de diferentes, se não gosta, aprenda a respeita-los, só isso. 
Muitos não fazem "terapia" nenhuma, pois quando  fazem, a terapeuta quer ensaiar comportamentos socialmente "adequados" ou seja, como acredita que seja "adequado".  Não vi nenhuma evolução em diversas intervenções ao contrário, um destruição de personalidade, depressão e nenhuma mudança dita "positiva".
O autismo não é uma "prisão" que tranca uma pessoa "normal", ele é um jeito especial de ser, uma percepção diferente da realidade. 
Se uma pessoa autista fosse "curada", nada restaria de sua essência, aliás, se a neurociência ensina que nós somos os nossos cérebros, e na visão dos médicos, o autismo é um "transtorno". 
Muitos autistas de alto funcionamento, são inteligente, talentosos e sensíveis e estes que se dizem normais, deveriam aprender muito com eles.
Dica, aprendam a amar, respeitar conviver com as diferenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário