quinta-feira, 20 de junho de 2013

Protestos


Vivemos um período onde, a população se rebela aos excessos cometidos pelo governo de todo país.
Quando digo Governo digo Executivo, Legislativo e Judiciário.

Vou apenas abordar uma questão comportamental dos manifestantes e respostas da sociedade, mais especificamente, violência e vandalismo.
Foram momentos que me emocionaram ver o Brasil, dar menos atenção ao futebol que era o ópio do povo e atenção a fatos reais e concretos que precisam ser mudados urgentemente.
Voltando ao ponto, milhares de cidadão de reuniram nas ruas com gritos de guerras, com reclamações válidas e justas exercendo seu direito legal de manifestação, porém, sempre tem aqueles que destoam e criam uma mídia negativa e, famílias que participavam do movimento começam a não comparecerem mais, milhares de trabalhadores não querem mais correr riscos e simplesmente uma simples desconto no ônibus acham que conseguiram atingir os objetivos e também se retiram e com isso, vamos perdendo força.
Não pode mais parar.
Enquanto todos se manifestam, se machucam, incluo as forças armadas como vítimas também, os grandes chefes se reúnem com marqueteiros e seus gabinetes, voando de helicópteros para tomarem decisões e orquestrarem seus discursos. Hoje está agendado uma manifestação pró PT. Isto é simplesmente ridículo e pobre, não quero defender nem atacar nenhum partido mas a situação de desmando, corrupção, impunidade que os Senhores do poder estão vivendo.
Somos um país de terceiro mundo, não temos que construir hospitais no Iraque, ajudar Cuba entre outros absurdos, estamos passando necessidades. A situação de saúde no país é precária que contrasta com hospitais privados modelos que claro, são utilizados por esta classe de políticos como toda população deveria também ter acesso.
Mas o que quero dizer é quanto a Educação, como não temos referências acontecem este caos. Viram na Turquia, manifestantes calado, imaginem, milhares de pessoas encarando silenciosamente os parlamentos, nossos executivos, secretarias sem falar uma só palavra! Imaginem Gandhi e suas conquistas. Soube na Argentina que, durante um protesto, simplesmente quando acontecia algum ato criminoso, todos os manifestantes se sentavam para facilitar e se possível ajudar o trabalho da polícia.
Claramente existem ladrões, bandidos, pessoas pagar para gerar estes tumultos, partidos tentando se aproveitar, culpando a Prefeitura que culpa Estado que culpa Federação, está tudo errado.
Vamos punir quem descumprir as regras, punir ladrões, extirpar corruptos, ajudar a polícia, isolar baderneiros. Apareceu na mídia o quebra quebra de joalherias, lanchonetes, carros da imprensa, justamente quem mais pode ajudar os movimentos sendo atacados o que fica claro a criminalidade infiltrado no movimento.
Vamos aprender a cobrar educação. Ceder lugar ao idoso, entregar o bandido, respeitar a fila essas pequenas coisas que se chamam Civilidade. Vamos fugir da Lei da Esperteza, deixar a malandragem de lado e respeitar valores reais e comuns.
Infelizmente, nos transformamos em um país que se acha esperto que na verdade é uma grande mentira. Não precisamos de estádios de futebol, sempre tivemos os maiores, somos o país com maior número de jogadores e seguidores desta modalidade. Sem dúvida que a acessibilidade, conforto, organização deixamos muito a desejar pois não evoluímos nada ao contrário, apenas alguns mafiosos, corruptos, lobistas circulam livremente neste mundo de mentiras.
Será que a seleção só tem os melhores?
Não vou nem comentar da injustiça de todas as outras modalidades que, enquanto a seleção fica nos melhores hotéis, ficam em alojamentos, porque diferenciar nossos atletas e representantes?
Vamos cobrar educação do próximo, do manifestante ao lado, dos cidadão. Cobrar os candidatos, colocar para fora aqueles que mentiram descaradamente e colocar o país novamente em rota de produção, trabalho, crescimento.
Não vamos mais nos calar.

Abraços a todos.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trânsito

Trânsito nas escolas.

Este blog na verdade é sobre educação e esta será minha abordagem, como será a educação das crianças com os exemplos dos pais frente as escolas.
Como solucionar este CAOS?

O Público e o Privado, parece que todos perderam os limites e existe uma grande confusão.

Primeiramente, quero sugerir a velha campanha interna nas escolas, orientando e formando novos cidadãos, conscientes que crescem com um nova visão. Lembro de minha infância, que, com certeza, jamais jogaríamos um papel no chão, mas, separar lixo era uma ideia que não existia por exemplo.
Água era um bem infinito hoje sabemos o perigo que corremos com a falta de água.

Outra campanha importante é junto aos pais, para respeitarem o trânsito, horários e as vias públicas. Cade o exemplo, vejo pais, motoristas xingando uns aos outros, fechando, furando filas e velha esperteza e malandragem que considero uma doença de nossa sociedade.

Vejo diariamente, uma grande escola, próximo a minha residência, colocar seus funcionários para comandarem o fluxo do tráfego, para facilitar a saída dos pais. Isso é ridículo, uma escola Privada não pode comandar um espaço público. Estas escolas devem saber suas limitações e orientar o embarque, desembarque de forma eficiente, até podem olhar o fluxo e liberar a saída dos automóveis, peruas, ônibus mas não podem comandar o trânsito, sou obrigado a respeitar o bedel, ou sei lá que funcionário é este sair todas as mães, pais, motoristas e, quando reclamo, mandou eu para a Diretoria. Com certeza se arrependeu de mandar para a diretoria pois fui diretamente para a Secretaria de Trânsito.
Fico imaginando cada condomínio, com um funcionário, como porteiro, parando os carros na rua para saírem os moradores, as empresas idem, lojas e etc, etc. com certeza teríamos um Caos total. A exceção não pode virar regra, algum motorista com dificuldades, podemos orientar e até pedir a gentileza para outros motoristas colaborarem mas, querer mandar no trânsito, não.

Outro ponto, dividir os horários por séries, uma questão de 1/2 hora, poderia fazer toda a diferença, tanto na entrada quanto na saída, porque todos entram e saem no mesmo horário?
Esta escola que comentei não sei exatamente os números, mas ultrapassa facilmente 2.000 alunos. Poderia a entrada ser às 7:50, 8:10, 8:30 e na saída idem. Quem tiver irmão terá que esperar, mas não vejo nenhum problema nisso também, talvez disponibilizar salas especiais para estudos.

Assumam esta responsabilidade e vamos respeitar o próximo. Não estou nem falando de festas, muito comum este mês onde, fecham residências, brigas, estragam gramados, invadem casas e todo tipo de absurdo inimagináveis.
Abraços

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lançamento do Livro "Transtornos de Conduta"


Parabéns Professora Priscilla por mais este livro extremamente relevante para a sociedade compreender melhor esta relação delicada com milhares de portadores de diversas síndromes.
Obrigado

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Festa Junina




Qual a origem desta festa?

Conheço duas explicações para o termo festa junina. A primeira surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. 
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. 
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. 
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros como indígenas, afros-brasileiros e claro, tantos imigrantes europeus nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  


Acredito ser bastante interessante estes festejos por diversos motivos:

- Socialização entre Pais, Professores, Funcionários e Alunos onde poderão criar um ambiente melhor para todos;
- Percepção dos pais da estrutura, aprendizado, disciplina entre outras possibilidades que estes eventos oferecem em diversas atividades;
- Descontração, final do primeiro semestre, correria, vésperas de provas, um bom momento para diversão;

Algumas escolas não permitem devido a conotação religiosa, o que é uma bobagem, pois é uma festa que remete principalmente ao mês de junho por diversos motivos acima comentado. 
Muitas festas do passado, realmente, ajudaram a construir Igrejas, Salões e ajudaram nas despesas enfim, diversos estímulos. Eu participo de uma grande festa onde a arredação irá para Associações assistências como escolas, creches, Asilos. Existem também algumas escolas comunitárias que necessitam desta arrecadação e assim os fazem.

Rogo que todos hajam com verdade, abram mão de suas vaidades, interesses pessoais e curtam este momento brincando, trabalhando, convivendo com a família e muitos amigos, estejam abertos para conhecer novos amigos também.

Abraços
Rogério


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Autista, Comunicação

http://www.facebook.com/video/embed?video_id=4245668954720" width="490" height="360" frameborder="0"></iframe>

Vejam este vídeo acima, impressionante como esta família trabalhou e conquistou um canal de comunicação com sua filha.
Mais incrível as informações da mesma.
Vídeo incrível, não deixem de ver, me emocionou muito.
Abraços

http://www.facebook.com/video/embed?video_id=4245668954720%22%20width=%22490%22%20height=%22360%22%20frameborder=%220%22%3E%3C/iframe%3E



Paulo Freire

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, 
ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela
tampouco a sociedade muda."

"Paulo Freire"

Inclusão, isto existe?

Dia 5 de junho, tive reunião com uma mãe, que expôs o que vêm sofrendo na rede municipal de ensino, e solicitou dicas e conselhos.
Outro ponto nos informou quanto a ida para escolas particulares que, apesar da dificuldades financeiras acredita ser a melhor opção.

Querida Mãe, cuidado, como você pode perceber em suas visitas, as escolas particulares também não estão preparadas ou, dispostas a receber alunos que necessitam de uma atenção um pouco mais cuidadosa. Alegam não terem estrutura, mas na verdade, falta vontade e dedicação.

Quero fazer uma pausa, vejo que muitas vezes critico escolas e profissionais mas com certeza, é uma categoria que tenho profunda admiração e respeito, inclusive, faço parte de Associação da escola onde estudei onde reencontro com frequência nossos professores, mestres que levarei a vida toda comigo, todos.

Voltando, o conselho que dou em quase todos os Posts é MUDE, não tente convencer a escola, exigir aplicação da Lei ou Diretrizes da Educação pois, entre quatro paredes, você nunca saberá o que realmente ocorre e, com certeza, após reclamação, queixa, processo, seu filho sofrerá ainda mais com atitudes não profissionais e desumanas. Experiência própria.
As escolas particulares você realmente terá um pouco mais de chance de sucesso, mas como comentei, observe os pontos que comentei e procure pais de ex alunos. Procure pais que tiveram experiência e verá o que ocorre, a maioria inclusive falará de outras escolas também.
Não vou nominar estas abertamente agora pois já lhe falei pessoalmente. Até ameaçado de processo já fui, paciência.
Acredito também que estas escolas que critico abertamente, são boas para certos alunos, com perfil que desejam, mas, cada aluno é único e necessita atenção especial, motivação especial nunca haverá esse padrão.
Fiquei muito feliz com minha reunião com promotoria pública, eles estão engajados e preocupados, infelizmente, os cofres públicos pagam caro pela incapacidade e falta de respeito de certas instituições.

Tenho certeza que encontrará o melhor caminho para seu filho.

Fico a disposição
Abraços