quinta-feira, 18 de julho de 2013

Recepção dos Alunos Agosto



Lá vem eles, com milhões de assuntos positivos, negativos, novidades e histórias diversas.

Não esqueça de recebê-los da mesma forma motivados, com novidades e, de preferência com atividades específicas para entrarem no ritmo.

Eu prego constantemente a mudança de estabelecimento quando necessário. Acredito em uma primeira conversa franca e aberta, caso não aconteça a adaptação ideal ao problema, não adianta insistir em mudanças, principalmente para os clientes com necessidades especiais seja TDAH, Asperger, dificuldades em locomoção entre outras.

Aos alunos novos, sugiro uma recepção especial, nomear alunos para adaptar estes novatos, cuidado para não os deixar isolados. Soube recentemente de um caso de uma aluno que ficou um ano em uma escola onde, simplesmente passava todos os intervalos lendo, isoladas, não interagia e a escola culpou a própria, quando na verdade, ela queria muito fazer parte daquela comunidade que na verdade não a acolheu e assim, foi necessário mudar novamente de escola, porém, após esta mudança, passou a ser uma das melhores alunas da escola e com facilidade de relacionamentos. Esta escola que sofreu exclusão e Bulling e na escola seguinte, se destacou em todos aspectos?
A resposta é simples, falta de política interna. Quanto a esta última, simplesmente, foram criados com uma mentalidade diferenciada e moderna onde estes assuntos não são nem necessários ser discutidos ois fazem parte dos valores internos de todos tanto diretores, coordenadores, professores, funcionários e claro,alunos.

Estes valores podem e devem ser tratados. Porém, devem assumir esta carência e ignorância interna. Muitas instituições são consequência de se isolarem seja em problemas burocráticos, número de alunos, inadimplência e com isso, perdem diariamente por simplesmente por optarem se fechar ou achar que criam com isso uma zona de conforto.

Abraços e bom retorno a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário