quarta-feira, 27 de março de 2013

Bullying - Caso Phoebe Prince

Ontem, estava assistindo a GNT quando deparei com este caso gravíssimo de Bullying, mas aqui, quero discutir algumas atitudes positivas da Sociedade.

Primeiramente fiquei chocado como as atitudes que por sinal, são idênticas com as autoridades aqui no Brasil, autoridades digo, Justiça, Prefeitura, Administração Escolar, Diretoria Pedagógica, Coordenação Escolar, Corpo Docente entre diversos outros que, para mim, deveriam ser juntamente condenados.

Esta garota, esta criança nascida em 1996, se suicidou em 2010 depois de uma tormenta emocional descabida, com todo tipo de insultos, agressões, ameaças tanto físicas, emocionais e virtuais ou seja, não tinha nenhum refúgio, sempre era agredida, dentro da Biblioteca ambiente controlado e que deveria ser silencioso, dentro da sala de aula, nos corredores, no trajeto para escola e no seu retorno, mensagens no celular, páginas na internet, sabe o que mais me assusta, a omissão de todos, ninguém tomou providência, desde o Diretor que, quando a recebeu, mandou a mesma de volta a sala de aula, professores viam a mesma sendo jogada contra os armários e ainda, tudo na internet, bastaria qualquer "ser humano" responsável tomar uma atitude pró-ativa.

Todos sabiam, todos viram e nada foi feito.
O jornalista que cobriu a matéria foi ameaçada diversas vezes por expor a cidade e a escola com seus alunos delinquentes e  pior, intocáveis.
Era uma boa aluna, porém Irlandesa e simplesmente por isso, após rompimento de um namoro, começaram as agressões.
Esta pequena garoto pediu, clamou por socorro e nada foi feito, tinha medo de ir para casa devida as ameças na escola de agressões físicas.
Em seu último dia, teve uma crise de choro, foi levada ao ambulatório, e, caminhando 3 quarteirões, um carro parou ao seu lado, xingaram e  e  arremessaram um lata de bebida energética.
Trocou mensagens com uma colega e mais tarde, foi encontrada enforcada em sua echarpe por sua irmã mais nova.
Foi tão grande o trauma que não conseguiram retornar a esta casa, votaram para a Irlanda onde sepultaram a mesma, no local que ela amava, era respeitada e viveu seus melhores anos.

O que mais me chamou a atenção é que, a Sociedade se rebelou e se organizou, conseguindo assim o indiciamento criminal a 6 jovens onde foram condenados. Tenho certeza que, parte destes jovens, aprenderam a lição, inclusive porque a sociedade também passaram a condená-los e assim, inverteu a situação,porém, as pessoas de Bem se organizaram e passaram a vigiá-los e condená-los em seus meios, o que em um país sério e muito grave.  
Interessante que um dos meios utilizados, foi o mesmo que os condenados utilizaram, a internet.

Os diretores da escola e a força público, em um primeiro momento, vergonhosamente, tentaram culpar a vítima, o que não deu certo. A verdade que estes grupos que fazem Bullying não são maioria, quando souberam do ocorrido, milhares de cidadão acenderam velas, acompanharam a família, os apoiaram, conseguiram mais de 20.000 adesões que levou inclusive a expulsão da escola por forças superiores, não por estes que tentaram esconder a verdade.

Infelizmente, fico muito triste por 2 razões, a primeira, esta postura de encobrir, não acreditar e aceitar esta vergonha que é o Bullying, isto é extremamente grave e deve ser combatido.
Segundo, a sociedade no Brasil não consegue se organizar, só quando sofrem, procuram soluções individuais e deixa o problema vivo. Exemplo, pais mudam seus filhos de escola de cidade enquanto a escola, divulga ou lança em suas estatísticas como, Aluno problemático, dificuldades financeiras, TDAHs, Síndromes entre outras que são obrigações previstas em Lei que deveriam ser trabalhadas internamente.
Eu realmente aconselho a saírem da escola o mais rápido possível, mudar de ambiente devidamente orientados, mas tem que ficar claro para toda a escola o motivo da saída, se possível registrar queixa na polícia, Secretária da Educação, ou seja lá qual entidade receber a mesma. Quanto a não conseguir de organizar,tem um ponto, as instituições já são "organizadas", e,com isso, conseguem reprimir ou abafar qualquer movimento.

Lembram aquele caso, também nos EUA onde, um ex aluno, matou dezenas de alunos, professores de uma escola pois, dizia ter sofrido perseguições no passado nesta escola? Aqui no Brasil, criminosos violentos em assaltos, onde usam força desnecessária, sabem o que é isso? Falta de educação, de valores, de cidadania onde suas referências são as piores, seus exemplos são criminosos sejam ladrões, traficantes que andam com armas poderosas, carros de luxo, jóias e viram exemplo, pior, um país onde nossos mandantes, em sua maioria, são igualmente criminosos e inatingíveis.

Peço a todos que trabalhem valores, exija isso, orientem seus filhos quanto a inclusão, trabalhar e aceitar as diferenças, respeito enfim, só eles poderão construir um país melhor.
Acompanho diversas ações, não dá para aceitar desculpas pois muitas ações são extremamente simples, basta assumir esta realidade e trabalhar.
 
Phoebe Prince, tinha apenas 15 anos e foi enterrada com seu vestido que usaria depois de 2 dias em seu baile de formatura do ensino fundamental, morreu enforca em seu cachecol em sua própria casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário