quarta-feira, 20 de março de 2013

UM NOVO OLHAR PARA A MENTE DAS CRIANÇAS

Revista VEJA de 20 de março de 2013.
Fico muito feliz com a abordagem incrível da revista sobre esta temática, porém, unindo esta matéria a que foi veiculada no FANTÁSTICO da realidade da inexistente Defensoria Pública, fica bastante complicado abordarmos esta questão.
Quanto a matéria da VEJA, incrível matéria jornalística, onde, cientistas já decifraram com precisão os transtornos infantis, minha pergunta:
- Como fazer ou permitir que estas crianças sejam mais felizes e tenham uma vida normal.
Vergonhosamente, ou talvez, tamanha era a ignorância do passado que os rotulavam como uma falha congênita, um desvio do cérebro que impedia o "controle moral" infantil, o que acho mais triste é que, no meio acadêmico, ainda existam dinossauros que não acreditam da existência destes distúrbios, indo na contramão de milhares de estudos científicos.
Os pais vivem em profundo estado de apreensão pois, aguardam novas descobertas, reconhecimento o que de fato não ocorre e continuam rotulando estes indivíduos de desorganizados, desobedientes, indisciplinados, mal-educados, incapazes entre outros rótulos piores que lhe atribuem, quando mereciam pelo menos respeitos dos ditos profissionais da educação, pior quando a própria coordenação escolar, mesmo com diagnóstico médico, não sabem lidar com estas diferenças, dividindo sua incompetência com equipe pedagógica, outros pais e até alunos, levando ao bulying, perseguição até chegar o momento que a família, acuada, muda de estabelecimento.
Todos sabemos de sermos um país onde simplesmente as leis "não pegam", a inclusão deveria por pei, ser aplicada, com isso, a única preocupação da maioria das instituições de ensino e se documentarem suficientemente para evitarem problemas futuros.
Digo tudo isso pois, como pai de crianças com um destes transtornos, acabo conhecendo diversos outros na mesma situação e cada dia tenho mais conhecidos e depoimentos e testemunhas do que meu filho sofreu desnecessariamente por acreditarmos em um trabalho mentiroso, onde os relatórios, os discursos são muito bonitos mas entre quatro paredes, UMA VERGONHA, verdadeiros COVARDES. É incrível como somos um país improdutivo e é por isso, ao invés de assumirem suas incompetências, pensam em suas defesas, políticas, boicotes, chantagens, terrorismo contra o pequeno, agravando todo o quadro e não levando a nada.
Se tivessem um mínimo de vergonha na cara, seriam verdadeiros, honestos, poderíamos caminhar. A verdade que a grande maioria são grandes incompetentes. Pior que isso, não tem o menos AMOR as crianças, a cadeira que escolheram.
Quando irão fazer uma auto analise?
Não quero ainda citar nomes, farei em breve, mas gostaria de saber o porquê não não aplicam aulas mais interessantes, oferecem conteúdo de forma mais rica e apaixonada, existem recursos facilmente acessíveis na literatura, na internet, veja os professores dos cursinhos.
Enfim, a única solução é nos unirmos para esclarecer a outros pais, unir os país com estas necessidades, orientar estes profissionais de quem sabe um dia, termos uma educação melhor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário