segunda-feira, 6 de maio de 2013

Matrículas Abertas

Maio, acredito ser um bom momento para avaliação das escolas.
Fomos chamados, ouvimos sobre o desempenho de nossos filhos, mas acredito que mais do que isso, devemos avaliar, qual foi o desempenho da escola.
É muito fácil, criticar os alunos, os pais, ou, elogios como ele é comportado mas anda muito distraído, precisa mais organização, criar rotinas entre outros comentários como, seu filho precisa melhorar em tal matéria e por aí vai.
Agora, como foram as atitudes da escola durante o 1º Bimestre?
O que foi oferecido aos alunos para a melhora, se for o caso?
Quantos alunos estão com problemas em cada matéria?
A comunicação está de acordo com o esperado?

Outros pontos que acredito serem bastante importante são:
Quais os valores da escola, eles são respeitados?
O feedback do seu filho é o mesmo da escola?

Um conselho, por experiência, e me culpa muito por não ter esta compreensão anteriormente, acreditei cegamente em escola que simplesmente me passou relatórios mentirosos, não respeitaram orientação médica e  nas reuniões um discurso acolhedor e totalmente mentiroso. Aprendi a ouvir meu filho. No dia seguinte as reuniões, recebia informações totalmente contrárias ao que foi apresentado, uma falsa comunicação do conhecimento do processo que sofríamos, no caso, Asperger, que é um Espectro Autista, algo delicado, porém com amor e dedicação é completamente possível acompanhar e ter um processo de inclusão. Existem casos como Bill Gates, Eisnten entre outros que eram portadores deste quadro que, simplesmente, respeitado, podem gerar bons frutos mas o confronto, discriminação, rotulação são totalmente destruidor e improdutivo. Até hoje, fico profundamente triste quando encontro, ex colegas, crianças desta escola despreparada, constatando o Bullying sofrido pela própria coordenação e alguns professores, nos relatam detalhes que, acredito terem se reunidos e organizados para nos tirar da escola, pois o mesmo não atendia aos padrões de outros alunos e atrapalhava andamento da sala de aula. Vou contar uma coisa, perderam uma grande oportunidade de crescerem como seres humanos e preferiram se manter em suas zonas de conforto e limitações de suas existências e de seus valores coletivos inexistentes. Querem apenas uma rotina simples, o que me ofende é anunciarem, dizerem ser inclusivos, conscientes e na verdade, eliminam qualquer aluno ou família que possa trazer um processo de inclusão, ou seja, trabalho extra, mesmo passando por cima da lei, pois sabem que esta não existe e seus processos internos são muito bem organizados.
Para preservar nossos filhos, não vale a pena brigas jurídicas e as testemunhas que poderiam auxiliar, pois, muitos estão dentro do padrão e se mantém na escola, nem irei pedir para serem testemunhas, pois com certeza não iriam se indispor com a escola que, principalmente pela proximidade física, prefere se manter nas mesmas e outros, não irão enviar seus filhos para dar depoimento a justiça.

Quero dar um conselho acredito que, pela terceira vez: Se não está confortável com a atual escola, mudem, terão grandes surpresas e descobrirão que existem grandes horizontes, valores e uma realidade muito melhor fora do ambiente atual que, com certeza, é imutável. Nunca conseguirá convencer uma escola das necessidades pessoais, ao contrário, dará um alerta para discriminarem ainda mais seu filho.

Fico a disposição para quem desejar conhecer alguns detalhes de diversas escolas da região. Este blog me trouxe grande satisfação por conhecer diversas instituições de ensino brilhantes. Hoje, já ultrapassamos 3000 visitas e diversas dicas muito enriquecedoras e surpreendentes.
Abs






Nenhum comentário:

Postar um comentário