quarta-feira, 22 de maio de 2013

Professora, carta a grupo.

 Trecho de carta de professora para Grupo de defesa dos Autistas
...
saí da escola justamente por causa do comportamento da diretora com relação a esta criança. Ela entrou na sala para dar um recado e ele estava procurando o caderno de matemática. Com toda a ignorância possível ela começou a falar com ironia: Vc vai continuar em pé? Será que você pode ficar quieto e me deixar falar? ... E outras coisas do tipo... E ele, nem aí pra ela... Continuou a procurar o caderno e depois q encontrou ficou mexendo nos estojos e falando sozinho. Ela, dentro a sua ignorância continuou chamando a atenção do menino. Até que eu disse baixinho: pode dar o seu recado, ele é especial. Pra ver se ela entendia o meu recado. E disse ao menino, carinhosamente: Fulano, fica quietinho agora e presta atenção, tá? E ele carinhosamente me respondeu: sim!. A diretora vira pra mim alto e em bom tom pra todos ouvirem: E daí que ele é especial? Tem que prestar atenção como os outros!

Depois me chamou na sala dela e eu acabei explodindo com ela e pedi demissão. Não deveria ter pedido, sabe? Mas fiquei tão nervosa. E daí fica a minha inquietação: tirando eu e uma outra professora, a escola não está nem aí pro menino, a própria diretora não conhece os alunos da escola. Ela não sabia nem o nome dele. Todos os demais alunos da sala perceberam e ficaram mudos (pq eles tem o hábito de tratar o colega com muito carinho, cuidam e ajudam sempre) essa atitude os deixou boquiabertos. Vc acha que eu deveria comunicar os pais sobre o motivo a minha saída? Nunca tive um aluno com asperger, não sei como proceder, estou perdida e aflita em pensar que não estarei mais lá pra cuidar dele... Virou amor, mesmo, sabe????



Comentário Pessoal
Muito, muito triste, mas, coitada desta instituição que perdeu esta oportunidade de crescimento e de seu corpo docente, diretores e funcionários. Estas crianças são a grande chance de vocês evoluírem. Já vivi isto e infelizmente, devido tanta ignorância e falta de informação, meu filho, com 15 anos, procura escola especial, acho que ele tem plena condição de frequentar escola comum, porém, professores comum não tem condições de lidarem com ele e com isso, geraram bullying, rótulos desnecessários, perseguição e assim conseguiram atingir o objetivo e tirá-lo da escola pois era um desconforto ter que lidar com criança fora do padrão e para nós, muito triste ver uma criança entrando em depressão por maus tratos. 
Acredito que todas as crianças devem ter um atendimento único simplesmente porque todos são únicos e especiais.
Parabéns pela postura ética e tenha certeza que logo estará em uma instituição de sua grandeza. Quanto a comunicar, SIM, tem que comunicar os pais da criança, outros pais, nome da instituição assim, dará a eles uma chance de pedirem desculpas, corrigirem postura equivocada e, principalmente, proteger futuras crianças destas atitudes que inibem o desenvolvimento destas crianças que, sabidamente, são brilhantes em diversas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário