sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mentiras Internas

Incrível como algumas escolas fazem um papel pobre de criticar pais e alunos ao invés de assumirem sua responsabilidade, limitações e dificuldades internas e criarem um processo de melhoria. Talvez os próprios gestores são despreparados e não sabem por onde começar. Pior, algumas escolas, dirigidas por pais, que tem outras ocupações, simplesmente criam comissões para avalizarem seus erros, e estes, ingenuamente caem pois, acreditam em discursos de profissionais manipuladores preocupados única e exclusivamente com sua auto sobrevivência e o conforto de suas posições..

Vendem Inclusão, socialização, sustentabilidade entre outros valores que, infelizmente, nem os próprios funcionários estão engajados em suas propostas, tornando apenas uma ferramente de vendas com esse discurso politicamente correto, porém, mentiroso. CUIDADO. Se perceber falsidade ou, mentira mude de escola imediatamente.

Infelizmente, existe uma corrente, que não acredita em bulying, TDAH, Asperger entre outras dificuldades de aprendizado e convivência, apenas aqueles com Síndrome de Down, tem uma pequena inclusão mas, mesmo assim, muito deficitária e mentirosa, simplesmente o aceitam em troca da mensalidade, sem nenhum preparo real, muitas vezes causando danos.

O que acho mais grave, é que, simplesmente, TODAS as crianças, necessitam de um atendimento especial e diferenciado. Uns, necessitam ser cobrados, outros, mais matérias, ainda tem aqueles que necessitam ser acolhidos, respeitar seu tempo e sua velocidade, outros necessitam de tudo, alguns poucos, não necessitam de nada, mas mesmo estes, dependendo de sua idade, terão suas dúvidas aflições e questionamentos que devem ser atendidos.

Todas as escolas querem os ditos NORMAIS, ou seja, aqueles livres de qualquer sintomas, desembaraçados de qualquer conflito, capacidade de trabalho e aprendizado satisfatória e capazes de se relacionarem de forma livre e fácil.
O mundo moderno trouxe junto diversos conflitos que devem ser observados e trabalhados, problemas de rigidez de personalidade, excêntrico, egocêntrico, supersensibilidade, comunicação e saúde como alimentação, ergonomia entre outras.
As escolas necessitam criar movimentos para conquistar seus alunos e gerar interesse em como oferecer conteúdo.

Algumas dicas para aproximação da escola com seus alunos:

Reduzir as queixas conhecendo e respeitando a individualidade;
Evitar discussões e alterações;
Ser diplomáticas, tolerantes;
Ser compreensiva cortês e principalmente verdadeira;
Ter identidade com os alunos;
Evitar convencimento;
Não entrar em assuntos sem autorização;
Ser generosa e compreensiva;
Ser expansiva e jovial para conquistar um canal de comunicação adequado;
Ser amiga, ter um ambiente favorável.

É difícil? 
Claro que é, porém, as instituições devem dar o primeiro passo. É incrível como fazem campanhas, para conquistar novos alunos e jogam milhares de reais no lixo dispensando os que possuem.
Simplesmente a conta não bate. Quando faz-se uma campanha, os cálculos estão ok, porém, o desperdício  interno é absurdo.
Trabalho muito com treinamento para o varejo, principalmente eletro-eletrônico, é incrível como milhões vão para o lixo por simplesmente o vendedor ou balconista dizer algo como, "este aqui vende mais", e assim, muda todo um conceito de trabalho.
Vamos fazer a lição de casa.
Primeiro, criar valores, missão, objetivos.
Segundo treinar e plantar para que todos estejam engajados, o que não é colocar um Banner ou entregar um xerox ou comunicado interno referente a estes valores mas, conversar com todas as lideranças, para treinar todos os seus times e isto criar um bloco de Verdade. Todos precisam PENSAR, SENTIR e AGIR dentro do que é proposto profissionalmente, quem não estiver engajado, não pode fazer parte disso. Participei de diversas empresas que, neste momento, criaram plano de demissão voluntário, ou seja, quem não faz parte, pede para sair ou será demitido em breve, não atrapalhe nossos planos e objetivos.
Normalmente é uma proposta de crescimento conjunto ou seja, você quer crescer comigo? É uma grande oportunidade para os mais atentos.
Alguns porteiros e recepções matam imediatamente a relação pois demonstram não ser verdade a proposta e aquela velha máxima, "Você nunca terá outra chance de causar uma Primeira Boa Impressão".  

Enviem seus comentários, este pequeno texto foi formatado após conversa com algumas mães que acabaram de mudar de escola e desabafaram o que escutavam internamente após a saída de meu filho, agradeço muito.
Tentaram me convencer que eu estava errado, mas tenho certeza, que amor, verdade, dedicação, acolhimento nunca será um erro. Aprendi muito a ouvir meus filhos, quando antes, escutava as críticas e manipulações e os repreendia.

Hoje me culpo pois percebo que errei em ouvir as análises sem sentido, descabidas e o tratamento interno era diverso e discriminador. Havia uma promessa e cobrança de postura enquanto, entre quatro paredes, agiam totalmente contrário as orientações, inclusive médicas e as próprias propostas oferecidas.
Conselho: Mudem de Escola, não percam tempo, manter situações desconfortáveis só trarão traumas, a instituição não mudará, mesmo sabendo da gravidade de seus erros, jamais uma diretora irá contra a instituição oficialmente, jamais defenderá aluno e criticar professores. Conheço diversos casos de demissões de professores por maus tratos no passado. Professoras de Educação Física que causaram lesões, professores que gritavam com alunos agravando quadros e muitos outros exemplos.

Vamos nos unir, convidem todas as mães para participarem, inclusive, penso em retransmitir para as próprias escolas comentários, ou resumos do que nos foi encaminhado, volto, não penso em reverter, mas, dar a oportunidade de melhoria a estas.

Espero fazer a minha parte neste processo Educacional, tão complexo. Estou muito feliz pois esse Blog já atingiu mais de 3000 visitas. Mais feliz ainda quando sou consultado sobre instituições de ensino.
Fico a disposição, certo em poder colaborar com muitos pais.
Abs
Rogério Lotito Siufi

Nenhum comentário:

Postar um comentário